quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Rússia e Irã esperam retomar negociações sobre tema nuclear

Os chefes da diplomacia russa e iraniana manifestaram nesta quarta-feira em Moscou a sua esperança de que as negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano, estagnadas desde janeiro, possam ser retomadas após o Irã ter considerado a proposta russa como "positiva".

"A proposta russa contém bons elementos", declarou o chanceler iraniano Ali Akbar Salehi, numa coletiva de imprensa em Moscou. "Vamos estudar todos os detalhes desta proposta. É positiva", disse ele após um encontro com seu homólogo russo, Serguei Lavrov.

Salehi considera que a proposta russa tornaria possível retomar as negociações com as grandes potências do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha, China, além de Alemanha). "Esperamos que esses elementos tornem possível entrarmos em uma nova fase ativa de trabalhos que conduzirão finalmente a solucionarmos esses assuntos" sobre o programa nuclear iraniano, declarou Lavrov.

Salehi também insistiu, em declarações à agência iraniana ISNA, sobre a necessidade de se chegar a uma solução relativa ao tema nuclear. "A base de nossas ações é o encontro com Serguei Lavrov (...). Declaramos que estamos de acordo com o espírito do plano para começar um novo processo e avançar passo a passo", indicou Salehi. "Acreditamos que o assunto nuclear deve ser solucionado. Com as recentes evoluções, uma nova página se abre nas relações entre Irã e Rússia", completou.

As declarações dos ministros de Relações Exteriores ocorrem depois de terem sido realizadas reuniões bilaterais em Teerã, após as quais o presidente iraniano, Mahmod Ahmadinejad, recebeu de forma favorável a iniciativa russa. "A República Islâmica do Irã recebeu favoravelmente a proposta russa de uma aproximação 'passo a passo' e está disposta a formular sugestões para cooperar nesse campo", disse Ahmadinejad em um encontro com o secretário do Conselho de Segurança russo, Nikolai Patrushev.

A Rússia, parceira do Irã, constrói a central de Boushehr (sul do Irã), de uma capacidade de 1.000 megawatts, que deve entrar em funcionamento no fim de agosto. As autoridades russas querem relançar as negociações sobre o tema nuclear entre o Irã e as grandes potências, interrompidas em janeiro.


Fonte: Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário