sábado, 25 de setembro de 2010

Essa tal "Demo-cracia"


A noção de democracia nesse país está corrompida, desmoralizada se é que um dia existiu. Estava sentada na varanda da minha casa a um minuto atrás enquanto na TV o candidato a presidência da republica, José serra, em sua propaganda luxuosa, mostrava pobres criaturas que foram “ajudadas” por ele em suas gestões como Ministro da Saúde e Governador de São Paulo. A imagem vendida é de um homem iluminado por uma bondade comovente. Essa é a imagem do bom político brasileiro. Esse é o comercial que as pessoas querem assistir.


Quando pararmos por um momento e refletimos sobre a nossa função política, pararemos em fim de simplificar nossos sentimentos e nossos discursos tão pobres quanto nosso povo ‘assistencializado’ pelos políticos de ‘bom coração demagogo’.

A democracia precisa de mais do que um voto na urna, ao contrario do que diz comercial eleitoral na TV,o voto não é definitivamente o seu passaporte para um futuro melhor! Melhor porra nenhuma. Sejamos sinceros. Quantos de nós nos organizamos politicamente em prol de uma democracia participativa? A população humilde, e quando falo humilde não me refiro aos que vivem em estado de miséria ou que moram em barracos, humilde no Brasil é também nossa classe que já tem poder de compra, uma classe media (baixa) que surge sem interação política, sem educação, sem acesso a um sistema publico de qualidade... Eles então engendrados em um jogo grandioso onde os que ganham no final não aparecem na propaganda eleitoral, porem, financiam as campanhas dos odiados corruptos e dos adorados politicos do ‘bem’! O povo aplaude, vaia, grita, debate na padaria, no ponto de ônibus mas não identifica o verdadeiro câncer social. São carentes, sobretudo, de discernimento. Não gostam de serem chamados de carentes. São orgulhosos, querem o titulo de classe media afinal já entram no Wall Mart sem contar moedas. Pobres, não sabem o poder que teriam na mão se estivessem juntos e organizados.

Por fim, deixo aqui a meu protesto a respeito dessa má democracia, que além de tudo, ainda exclui os partidos que representam ou tentam representar a parcela na qual me referi anteriormente, o nosso povo carente. Partidos politicos, essencialmente de esquerda que não admitem esse modelo neoliberal. Não fazem parte desse jogo maligno dos grandes capitalistas. Os partidos ‘vermelhos’ (com exceção do PT) não participam de debates, ou melhor, não os deixam participar. Esses partidos (PCB, PSOL, PSTU, PCO) apresentam riscos a essa democracia conveniente aos que já tomaram o poder pela força da manipulação. A força da ‘direita’ está camuflada aos olhos ingênuos do nosso povo carente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário