quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Eduque as Crianças por um Meio Ambiente Melhor

É ao manusear a natureza, através das técnicas, que o homem recria suas funções, e à transforma fatidicamente em meio. Meio de obter recursos, de sobreviver, e promover o desenvolvimento econômico, o que muitas vezes está longe de atender proporcionalmente o social.

Hoje, já se estuda maneiras de proteger o meio ambiente do projeto desenfreado do sistema capitalista. E nada será mais eficaz para a preservação do meio ambiente do que a informação, a educação desde cedo, a consciência de nossa responsabilidade com futuro da natureza, e das novas gerações.

O que seria de nós sem os recursos hídricos, sem as florestas, sem os animais? Não existiríamos, simplesmente. Se tal importância, é nada mais nada menos do que o motivo de nossa existência, por que destruímos tanto? Por que produzimos tanto lixo? Por que nos alimentamos tão mal, se poderíamos nos alimentar com o que há de melhor na natureza? A resposta é simples. Não temos mais o controle. Não há controle social de como são utilizadas as matérias primas, de como se é produzido, e por que o é produzido em escala absurda. Com uma rapidez inquietante, são extintas espécies da flora e da fauna. As florestas tropicais, a maior reserva natural da Terra, desaparecem num piscar de olhos. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial até hoje, a destruição foi maior do que em toda a história da humanidade1. Sem falar da poluição dos lagos e rios, que comprometem seriamente os recursos hídricos do planeta.

Acontece que há crianças morrendo de fome, em vários lugares do mundo subdesenvolvido. Não por falta alimento, ou falha da natureza. O problema é o bastecimento, a falta de controle social sobre o que é, e como é, distribuído os recursos.

Se ensinarmos as nossas crianças, futuros adultos, a exigir politicamente uma sociedade diferente, onde a Natureza não seja mais tratada como mercadoria, já representará um avanço inquestionavelmente importante à humanidade. Talvez isso seja mais importante do que ensinarmos que não se deve jogar lixo na rua, ou que devemos preservar as florestas. Pois nenhumas dessas noções salvará o planeta vistas individualmente. Só o controle social dos meios de produção poderá salvar o meio ambiente, e por consequência a humanidade.

Eduquemos nossas crianças rumo ao socialismo.

1 A vitoria da economia dobre a vida, Kurz


Bruna Machel

Nenhum comentário:

Postar um comentário